A escadaria é o único acesso às termas que se conhece até ao momento. Seria primitivamente composta por quinze degraus em granito.
Pátio aberto com cerca de 40m de comprimento e 5m de largura com o pavimento em opus signinum (argamassa à base de telha moída). Do lado direito existia um banco corrido em pedra. Era um espaço movimentado de encontro e convívio, mas também de descanso dos aquistas, após os tratamentos e as atividades físicas.
Corredor Porticado
Corredor com uma abóbada suportado com imponentes colunas com capitéis toscanos com 10m de altura
Capitel Toscano
Extremidade superior de uma coluna. O estilo arquitetónico Toscano é simples e austero e era utilizado muitas vezes em edifícios utilitários frequentemente de construção militar.
Base Coríntia
Estrutura de ligação do elemento arquitetónico – coluna – com o solo. O estilo coríntio é mais ornamental e complexo que o toscano. Esta fazia parte da estrutura que suportava o pórtico da Palestra.
religião
Aras
Pequenos altares, um dos quais dedicado às Ninfas, divindades das águas termais. A sua evocação constituía, não só, um agradecimento pela cura, mas também um pedido de permissão à utilização da água, um recurso visto como natural e divino, garantia de vida e subsistência, encontrado na área envolvente ao Ninfeu.
Decoração
Cabeça
Peça em mármore encontrada no fundo da piscina A. Representa uma jovem com o penteado do 1º estilo de Júlia Mamaea. Século III a.C. Esta estaria provavelmente num nicho da sala da piscina, integrando parte da decoração inicial.
Árula
Pequeno altar em mármore, sem inscrição, encontrado no fundo da piscina A. Esta estaria provavelmente num nicho da sala da piscina, integrando parte da decoração inicial.
Placa com folhas de acanto
Fragmento de placa de mármore decorada com moldura em folhas de acanto e fiada de pérolas, encontrado no fundo da piscina A. Esta estaria provavelmente num nicho da sala da piscina, integrando parte da decoração inicial.